segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Biografia de Mestre Seigo Tada 8.ºDan


MESTRE SEIGO TADA

Biografia:

Mestre Seigo Tada 8.º Dan

No dia 18 de Fevereiro de 1922 nasce como filho primogénito da família Tada, o Mestre Seigo Tada na cidade de Kyoto, Japão.
O seu primeiro contacto com as Artes Marciais acontece quando ainda jovem, em 1937, com 15 anos de idade, muda-se com a família para a cidade de Shanghai, na China. É lá, que conhece um Mestre de Kempo, chamado Ching Lou, e começa a aprender esta Arte Marcial chinesa.
Em Março de 1939, de regresso a a Kyoto, iniciou a aprendizagem do Karate na Universidade Ritsumeikan, onde frequentava o curso superior.

Em 1941 iniciou na mesma Universidade o curso de Ciências Económicas. Nas instalações da Universidade existia um Dojo de Karate dirigido pelo famoso Mestre Chojun Miyagi, criador do Karate Goju Ryu. Pouco tempo após tornou-se o técnico de Karate desta universidade.

Em 1943, É chamado para cumprir o seu dever cidadão, cumprir o serviço Militar para a 2ª Guerra Mundial, foi destacado para o batalhão "Tokotai" que tinha as mesmas funções do esquadrão "Kamikaze" (Ventos Divinos), famoso pelas suas tácticas suicidas, mas felizmente, para nós karatecas, a guerra acabou sem que o nosso Mestre tenha sido designado para a derradeira missão.
Após a guerra, sente que alguma coisa deve ser feita para elevar a moral do tão abatido povo japonês, iniciou em Kyoto um trabalho baseado no ensino de Karate Goju Ryu,tentando levantar a auto estima e a confiança dos seus praticantes.

Em Agosto de 1945 de volta ao Japão vindo da Koreia,e em Setembro Fundou o Karate Goju-ryu Doshinkai Nihon o Karate Seigokan Doshinkai Nihon e Seigokan Nihon, em beneficio da saúde e da educação corporal popularizou o Karate-do para homens e mulheres, começou com 120 dependencias da Seigokan, 10 Clubes de Karate,( Universidade de Osaka, Bukkyo, Yamagushi, Tokuyama, Kyushu, Kyoritsu,), Faculdade de Estomatologia de Osaka, Faculdade de Línguas Estrangeiras de Kyoto, Instituto de Tecnologia e Têxteis de Kyoto, e Faculdade de Farmácia de Kyoto, Nesse mesmo ano, graduou-se na Universidade de Ritsumeikan e ingressa como funcionário público.

Em 1947, é convidado a dar aulas no Saineikan Budo Castle, famoso centro de Artes Marciais na cidade de Kyoto, resolveu largar o emprego dedicar-se por completo ao ensino do Karate Goju Ryu Seigokai.
Devido ao enorme sucesso das aulas de Karate, o Mestre Seigo Tada fundou então a All Japan Seigokan Karate Do Association nesse mesmo ano.

Em 1951, abriu o Toofukuji Dojo, de onde saíram grandes karatekas da Seigokan.
“Uma passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi a visão que teve em relação ao Karate, antes de se juntar às tropas japonesas. Prevendo uma profunda crise económica após a guerra, o jovem mestre armazenou uma quantidade razoável de kimonos guardando-os em sua casa. Dificuldades de toda ordem assolavam o país com o fim da guerra, porém o jovem Mestre Seigo Tada, com a venda de kimonos e a receita das aulas, conseguiu manter-se naqueles dias difíceis”.
“Outra passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi que quando jovem ele fez um teste para actor no cinema japonês e foi aprovado mas no momento que se deu conta da realidade da vida artística desistiu para a sorte do Karate Seigokan, isto aconteceu numa época que o famoso actor Toshiro Mifune se iniciava também no cinema”.
Com a fama de um grande lutador, a Seigokan rapidamente cresceu, abrindo filiais noutras cidades e províncias e o primeiro sinal de expansão foi a abertura de um Dojo na província de Shiga, na cidade de Ootsu (1952). Seguindo esta rota de expansão, a Seigokan logo se espalhou por todo o Japão, do norte na ilha de Hokkaido, até ao sul na ilha de Kyushu.
Apesar do Karate nesta época utilizar poucas técnicas de pernas, o jovem Mestre Seigo Tada impôs-se utilizando uma boa variedade de pontapés que, conforme dito por ele mesmo, eram as suas técnicas preferidas. Isto deveu-se à influência do Kenpo chinês aprendido na adolescência.

No dia 9 de Março de 1954, o Mestre Seigo Tada casou-se com a jovem Okamoto Mitiko, Médica e residente na cidade de Himeji, na província de Hyogo, e para lá transfere a sede da Goju Ryu Seigokai.

A sua arte a partir de 1966, começou a ganhar o mundo. Oh Do Kan, um famoso centro de Artes Marciais de Hong Kong, convidou um instrutor de Karate Goju Ryu Seigokai .Então foi enviado o instrutor Yukiaki Yoki, depois Shoji Yuki, entre outros instrutores da Seigokan, ambos da faculdade de Línguas Estrangeira de Kyoto, que introduziram o Karate Seigokan na ex-colónia Britânica.
Antes da introdução oficial da Seigokan em Hong Kong, em 1965, um executivo japonês e instrutor de Goju Ryu, ensinou a técnica a um grupo de jovens chineses, mas devido a problemas de saúde, retornou ao Japão deixando a semente do Karate neste grupo. Participava deste grupo o jovem José Martins Achiam.
Em 1966, após ter-se graduado em cinto Castanho, já sob a orientação de professores da Seigokan, iniciou informalmente o ensino do Goju Ryu Seigokan em Macau a um grupo de amigos. Nesse grupo inicial, treinavam os instrutores que fundaram a Goju Ryu Seigokai no Brasil, Luís Pedruco, Acaio e Puchy.

Em 1964 em conjunto com a Liga de Karate-do do Japão fundou a Federação de Karate-do do Distrito de Kansai, a Federação do Distrito de Kinki, organizou a estrutura de apoio a cada grupo a cada grupo de Karate regional e Nacional da Liga de Karate-do do Japão. Como sendo um dos promotores e executivos, é nomeado para a Administração de apoio à união destes grupos. Promoveu o Torneio do Japão, o Torneio Internacional, o Torneio Olímpico do Japão, bem como um Torneio com protecções, tendo para tal estabelecido os regulamentos para a competição e desenvolvendo as protecções que tinham sido introduzidas 1952
Na sua evolução o Karate Seigokan expandiu-se para a Ásia, Europa, Oceânia, América do Norte e América do Sul.

Em 2 de Fevereiro de 1971, foi inaugurada a sede da Seigokan na cidade de Himeji, em instalações privilegiadas.
Em Agosto de 1987 visitou Portugal, onde visitou todos os Dojos da Seigokan A.K.S.P. e promoveu um estágio e Exames de Graduação.

Em Novembro de 1989 Volta de novo a Portugal promoveu um estágio e Exames de Graduação.
Tinha Agendado a sua terceira visita a Portugal para o dia 13 de Novembro de 1997.

Em 18 de Outubro de 1997 infelizmente faleceu aos 76 anos de idade o Mestre Seigo Tada devido a um enfarte do miocárdio.

Entre os feitos do Grande Mestre Seigo Tada, destacam-se.

Criador:

• Kata. Kihon Tsuki-no-kata “ Kihon Kata”.
• Uke-no-Kata

Carreira:
• Membro do Principal Conselho da Federação Japonesa de Karate-do.
• Director da Federação Japonesa Karate-do.
• Secretário-geral da Federação de Karate-do do distrito de Kansai.
• Secretário-geral da Federação de Karate-do do distrito de Kinki.
• Secretário Chefe e Vice-presidente da Direcção da Federação de Karate-do
de Hyogo.

Competições Oficiais:

• Árbitro Chefe do 1.º Torneio do Japão.
• Inspector do 2.º Campeonato da Federação Japonesa em 1971.
• Árbitro Chefe do 3.º Campeonato da Federação Japonesa em 1973.
• Director da Sede da W.U.K.O. – 1.º Torneio Mundial de Karate-do em Osaka
1970.
• Inspector da W.U.K.O. – 2.º Torneio Mundial de Paris em1972.
• Inspector da A.P.U.K.O. – 1.º Torneio Mundial de Karate-do da Ásia e
Pacifico em Singapura em 1973.
• Presidente da Direcção de, Árbitro Juiz, Vice-presidente do Torneio de
Karate-do de Kansai.
• Director em vários Torneios Distritais e Nacionais.
• Participou como Presidente da Direcção da Comissão Executiva da Federação
Japonesa de Karate-do no XXXVI. Torneio Japonês de Desportos realizado em
Shiga 1981, onde a escola de Shiga obteve o 1.º Prémio da modadlidade de
Karate-do.
• Na sua actividade internacional, para a expansão e compreensão do Karate-do
em Países estrangeiros, bem como a preparação de o tornar Olímpico,
estabeleceu a Seigokan em Hong-Kong, Macau, Brasil, Estados Unidos, França,
Itália, Portugal, Alemanha, Finlândia, Austrália, Singapura, e Outros Países
para formação de Instrutores.
• Em 1981 obteve o prémio de Mérito Atlético.


O Mestre Seigo Tada foi realmente uma personalidade ímpar dentro do Karate,
um líder nato, generoso e sempre à disposição de qualquer aluno,
independente da graduação, idade ou sexo. Realmente alguém que dificilmente
terá o seu lugar preenchido à altura.

O ideal do Mestre Seigo Tada era de que todos os membros da Seigokan se
tornassem uma única Família.

O grande legado que o Grande Mestre Seigo Tada nos deixou foi esta
organização, a Japan Karate Do Seigokai que é considerada, conforme fontes
pesquisadas na Internet, como a maior organização de Karate Goju Ryu
estabelecida no Japão.

Actualmente é presidida pela sua esposa, a Dra. Okamoto Mitiko, ou como está
sendo conhecida após a morte do esposo, Seigo Tada II.

2 comentários:

Anónimo disse...

oss Mestre!
O seu trabalho está excelente, assim como a cor e as imagens, Tem muito boa informação, o que é muito importante.
É pena não haver comentários!!!

Anónimo disse...

Thank you for the excellent biography of Master Seigo. I was able to use Google's automatic translation to read it. (Unfortunately, I don't read Portuguese). David Kalman, Seigokan USA