sábado, 3 de novembro de 2007

Os Katas Seigokan














FAMILIA KAI SHU GATA

Todos estes katas são executados em alternância dos tempos de contracção e descontracção:

.KIHON TSUKI NO KATA: Kata de Base (Kihon – quer dizer base). O nome deste Kata veio
depois a ser abreviado para Kihon Kata. Foi criado pelo Grande Mestre SeigoTada, é
portanto um Kata-SEIGOKAN KATA.
É neste kata que aprendemos as bases e a essência do Goju-Ryu Seigokan.Este Kata
contém uma grande riqueza de técnicas de mãos e braços, É sem duvida um instrumento
cultural de um grande valôr simbólico do Goju-Ryu Seigokan.

. GEKISAI – ICHI: “Atacar e Esmagar” I, Tokui-Kata livre.

. GEKISAI – NI: “Atacar e Esmagar” II, Tokui-Kata livre.
Os dois Katas Gekisai, foram criados por, Chojun Miyaigi em 1940.
Procedendo de uma vontade de unificar os Katas, fez um estudo a partir de de Katas
clássicos um trabalho de compilação rendido da necessidade de melhorar e
popularizar o Karate entre as camadas mais jovens.
Nestes Katas encontramos a combinação de elementos trazidos do NAHA-TE (estilo de
Higaonna) e do SHURI-TE (influência de A. Itosu) onde os movimentos se executam
com potência, mas também combina técnicas mais longas sobre um esquema de evolução
simples, as suas interpretações ( Bunkai-Aplicação ao combate) são relativamente
evidentes.

. SAIFA: “Esmagar e Rasgar,” SHITEI KATA – Obrigatória W.K.F.
Este kata permite-nos o estudo de inumeras técnicas circulares, visa sobretudo os
ataques surgidos lateralmente.
Não se conhece o criador deste kata.

. SEIYUNCHIN: “Indução de Ataque,” Tokui-Kata livre.
Este kata, é tambem conhecido por:
seienshin, saipa.
Sendo este kata muito utilizado em demonstrações e em competição, é de facto um
kata de grande beleza estética o que o torna de facto espectacular.
Desenvolvendo a força e a estabilidade, este kata altera os tempos lentosaplicando
o maximo de força, os seus movimentos e deslocações são muito enérgicos, este kata
oculta muitas técnicas para agarrar e projectar o adversário na luta corpo a
corpo. Este kata tem como posições de base, o shikodachi, o sanchin dachi e o neko
ashi dachi,os movimentos são executados sobre um eixo orientado a 45º do eixo
principal, volta a este eixo para facilitar as recuperações designadas por shomen
à frente do eixo principal.

. UKE-NO-KATA: “Kata de Defesas Base”.
Este kata foi criado pelo Grande Mestre Seigo Tada.
É também um Seigokan Kata.

. SEIPAI: “18 Mãos,” SHITEI KATA – Obrigatória W.K.F.
Este kata tem muitas técnicas circulares e ensina como defender os ataques surgidos a 45º
contém também muitas técnicas simuladas e destinadas a criar a confusão no adversário.
Os bunkai não são tão evidentes como parecem, e só o esclarecem depois de uma prática
constante, tem portanto aplicações executadas em (Go) força, mas também em (JU) suplesse.
O N.º 18 significa que é o resultado da multiplicação de (6x3) que aqui, o algarismo 6 neste kata
faz referência ao segundo algarismo (6) do kata sanseiru, o algarismo (3) simboliza, o bem, o mal e a paz.
É portanto, um kata Shitei (Gata) Kata.


. SHISOCHIN: “Batalha em 4 Direcções,” Tokui-Kata livre.
Este kata ensina-nos o combate nas quatro direcções,com muitas técnicas eficazes no corpo a corpo, este kata foi um dos katas favoritos de Chojun Miyaigi, no fim da sua vida.

. SANSEIRU: “36 Mãos,” Tokui-Kata livre.
Na verdade nome deste kata é uma alusão ao senso oculto, sanseiru lê-se em caracteres chineses (36), aqui o algarismo (3) tem o simbolismo de representar o presente, o pasado e o futuro, mas também o (6x6) e aqui o primeiro algarismo (6) representa: os olhos, os ouvidos, o nariz, a garganta, o corpo e o espírito.
O segundo algarismo (6) representa: a côr, a voz, o tacto, o paladar o olfacto e a justiça.
Isto é uma interpretação dada por: Morio Higaoona,é uma lembrança das linhas de força iniciáticas dos antigos katas.
Obs: na execução dos dois Gedan-Jiji-Uke, o primeiro é feito com as mãos abertas e o segundo,com as mãos fechadas.

. SEISAN: “13 Mãos,” Tokui-Kata livre.
Este foi o kata preferido de Chojun Miyaigi do seu aluno e discípulo, Jin´an Shinzato.
Neste kata combiam-se os movimentos circulares com movimentos rectilíneos, que podem ser interpretados de várias maneiras, este kata é muito rico em técnicas tzuki curto (sun zuki) para o combate de corpo a corpo.

. KURURUNFA: “Manobras de Evasão,” Tokui-Kata livre.
Não é conhecido o verdadeiro criador deste kata, sabe-se sim que foi transmitida a Kanryuo Higaoona pelo seu Mestre chinês Ryu Ryuko .
O desenvolvimento deste kata é muito rápido, muitas técnicas são feitas de mão aberta,como se praticava antigamente e contráriamente ao karate moderno. Alternando as fases de forca (Go) e os tempos de souplesse (Ju), este kata é representativo do estilo e que contém muitas técnicas originais, alguns combinam com movimentos de esquiva ( Sabaki) fazendo apêlo à forçada rotação das ancas.

. SUPARINPEI: “108 Mãos,” Tokui-Kata livre.
Este é um kata muito antigo e também conhecido pelo nome, Pitchurin.
Era estudado antigamente naChina de três formas: (Dai - Chu - Sho), o kata estudado na escola Go-Ju é a forma (Sho) Curta.
Este foi o kata que mais dificuldade teve o Mestre Kanryo Higaoona em ensinar ao Mestre Chojun Miyaigi, que este, o desenvolveu a um alto nível de execução.
Suparinpei caracteriza-se notóriamente pela utilização sistemática das mãos abertas, com muitas técnicas simultêneas das duas mãos e uma posição nabase do sanchin-dachi,que pode ter o aspecto exterior da utilização de base do kata Sanchin, este kata não é só executado no solo.
Tem posições mais descontraídas, mas isso não implica que não haja Kimé. é um kata que permite evoluções rápidas perfeitamente coordenadas com os movimentos de mãos, o sanchin-dachi é mais um Mae-Ashi Heiko-Dachi.


FAMILIA HEI SHU GATA

Estes katas são executadas com tensão muscular.

. SANCHIN: “Três Batalhas,” – Representa o “Go” (Dureza/Rigidez)
É o kata fundamental do estilo, mas é muito mais, faz parte da herança comum a todas as escolas que remontam ao Naha-Te, Shorey Ryu, que insistia sobre a concentração e a força, contráriamente ao Shuri-Te, depois Shorin-Ryu que previlegiou a velocidade de execução.
O Sanchin representa o trabalho base por excelência que permite adquirir estabilidade na posição de sanchin-dachi, força e coordenação muscular, controlo da respiração, e ao reunir estes elementos eleva o karateca a um estado mental, como em todos os katas ditos respiratórios.
Parece um kata simples mas oculta uma dificuldade real, porque executá-lo a nível exterior ou superficial é relativamente fácil.
Só com sinceridade e muito espírito se pode evoluir na execução deste kata.
O karateca deve aplicar gradualmente uma postura certa, coluna vertebral direita e uma correcta posição de sanchin-dachi, coordenar a respiração com os movimentos musculares, colocar a força no Hara - Sheika Tanden, e manter o Zanchin (espirito alerta) apesar da lentidão que os movimentos são executados, retraír ligeiramente o queixo, respirar lenta e profundamente: Inspirar pelo nariz e expirar pela boca de maneira sonora, em contracçãodo diafragma para baixo (respiração dita ventral).
Esta maneira de respirar sem pausa, expiração seguida de inspiração é dita de JOSUKU.
Mas quando a respiração é feita de forma em que há um tempo de retenção de ar mantendoa contracção muscular, seja ela após uma inspiração, seja após uma expiração, neste caso é dita de
TAISOKU.
Ao nível da transmissão deste kata, foram feitas duas importantes modificações:
A nível respiratório o Mestre Kanryo Higaoona, utilizava a inspiração e a expiração de uma forma breve, e com força, mas o Mestre Chojun Miyagi, modificou a respiração, trocou por inspiração longa e profunda em momentos possantes e contínuos, e é este o tipo de respiração utilizada presentemente na execução deste kata por sistema.
Ao nível de execução técnica, Kanryo Higaoona andava três passos, voltava e andava de novo três passos, voltava e recuava um passo, no retorno a Yoi trazia o pé esquerdo ao encontro do pé direito .
Chojun Miyagi ensinava três passos para a frente seguido de tês passos para trás e sem volta, mas no retorno a YOI recuava o pé direito ao encontro do pé esquedo.
-( na exalação esta, só termina com um último folêgo, e no preciso momento de terminar a técnica, não se inspira enquanto sefazem os andamentos. Após o ultimo gyaku-zuki do braço esquerdo, executa com as duas mãos: morote-tsukami, seguidamente três vezes, moroté nukité.
os dois andamentos para trás são acompanhados de Mawashi-uke (tora-guchi) terminando com o pé direito em recuo ao enconto do pé esquerdo, terminando em musubi-dachi.

. TENSHO: “Mãos Rotativas,” – Representa o “Ju” (Suavidade/Soupless)
Este kata foi criado por Chojun Miyaigi, a partir de um outro kata que ele estudou numa viagem pela China à provincia de Fukien, para tentar encontrar alguns vestígios dos mestres de Higaoona.
Este kata, provém de um antigo kata de seu nome, Rokkishu.
É igualmente um kata respiratório e todo ele, é uma sequência suave, e neste senso há alterações nos movimentos fortes e nos movimentos suaves, que são opostas às técnicas do kata Sanchin, mas que contém o mesmo espírito. É praticado na mesma posição de sanchin-dachi, a mesma busca e a mesma respiração sonora (IBUKI) mas com ritmo diferente, trabalha-se com a rotação dos pulsos. - Avança-se três passos em sanchin-dachi, as mesmas técnicas são antes executadas com a mão direita, depois com a mão esquerda, por fim comas duas maõs em simultâneo e em simetria e baseadas em teisho-uke, técnicas de defesa de mão aberta que repele o ataque e fica em estreito contacto com este, é sem duvida um kata de luta de corpo a corpo. depois recuam-se dois passos, em sanchin-dachi ao executar mawashi-uke ou (toraguchi).

Nota: “Ch” em Japonês lê-se Tshe. Por exemplo Sanchin Kata lê-se “Santchin”


Copyright (c) Francisco Altino Morais


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